carregando...

Notícias

17 de janeiro de 2024

Moto Aquática ou “Jet Ski”: Qual termo utilizar?

Recentemente, a empresa Kawasaki se manifestou contra o uso inadequado de sua marca “Jet Ski” por um grande jornal brasileiro. Após o ocorrido, o assunto ganhou destaque nas redes sociais, com muitos usuários admitindo desconhecer que o termo era, na verdade, uma marca registrada e não um nome genérico para o produto.

Em diversas situações, a associação entre marcas e termos genéricos pode ser vista como benéfica para a empresa, com o uso do nome da marca até mesmo incentivado à população. No entanto, no caso mencionado, a empresa optou por se pronunciar, pois sua marca estava sendo vinculada a um delito envolvendo uma moto aquática que sequer era da empresa.

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial, as empresas têm o direito de zelar pela integridade material e reputação de suas marcas. Dessa forma, a Kawasaki fez uso deste direito garantido pelo registro de sua marca ao desassociar seu nome da notícia.

Por fim, o jornal anunciou que não usaria mais a marca “Jet Ski” em seus relatos dali em diante. Isso levanta a questão de quais outros nomes de marcas usamos em nosso dia a dia para substituir nomes genéricos de produtos ou serviços, sem relacioná-las exclusivamente às empresas a que pertencem. E ainda, quais implicações jurídicas esse uso pode acarretar, especialmente quando feito ou para fins comerciais por empresas.

Para saber mais sobre o assunto e saber como proteger sua marca, entre em contato conosco através do e-mail info@simoesadv.com.

#propriedadeindustrial #marcaregistrada #propriedadeintelectual