Notícias
Notícias | Indicação Geográfica – INPI concede Indicação de Procedência para região produtora de açaí
O INPI continua trabalhando intensamente com o reconhecimento de Indicações Geográficas (IG). A mais nova Indicação de Procedência (IP) reconhecida pelo INPI foi o município de Feijó, no Estado do Acre, para produção de açaí.
Com a nova IG, solicitada pela Cooperativa de Produtores, Coletores e Batedores de Açaí de Feijó, o INPI chega a 116 Indicações Geográficas, sendo 83 Indicações de Procedência e 33 Denominações de Origem.
O açaí é cultivado e colhido de forma tradicional e específica da região, visando preservar a sustentabilidade. Veja abaixo alguns detalhes desse cultivo e colheita:
- O açaí só pode ser colhido maduro
- Pelo método tradicional, o coletor sobe no açaizero, usando uma ferramenta amazônica chamada peconha, e retira os cachos do fruto
- Os frutos deverão ser beneficiados no máximo 24 horas após a coleta
O açaí é um alimento identitário do Feijó. Na região é possível encontrar casas, fachadas, instituições, carros e táxis locais pintados de roxo. O açaí do Feijó é reconhecido pela qualidade e o município realiza um grande evento em homenagem ao fruto: o Festival do Açaí Feijó, que acontece todos os anos e já teve mais de 24 edições.
Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail nacional@simoes-ip.com